Noemi Salgado Soares
Nasci na cidade de São José dos Campos, em São Paulo, no dia 20 de novembro de 1958. Sou mãe de Alvar Diego (amoroso adolescente de 17 anos) e filha de Ivaldo Ribeiro Soares e Hilma Salgado Soares, que ajudaram-me a compreender a profundidade da seguinte afirmação do Salmo 127-3: “Os filhos são herança de Deus”. Resido em Salvador, Bahia, desde 1983. Iniciei a minha vivência como professora-educadora no ano de 1973, na cidade do Rio de Janeiro, no período em que fiz o curso de Magistério, no antigo 2º grau. Neste curso, a vida convidou-me a ficar enamorada de alguns textos de Paulo Freire, Maria Montessori, John Dewey, Anísio Teixeira, Rainer Maria Rilke, Carl Rogers, Janusz Korczak, Rollo May, Clarice Lispector e, especialmente, Jiddu Krishnamurti, que inseriu-me na saga da transdisciplinaridade educacional. No período do estágio desse curso, em 1974, vivenciei a primeira experiência de penetrar na dimensão sagrada do encontro com a VIDA na relação educando-educador, em um processo educativo de aprendizagem. Para ser aprovada neste estágio, precisava demonstrar que estava habilitada para ser professora do ensino fundamental da educação básica (da 1ª à 4ª série). O meu encantamento diante da Presença da VIDA Abundante na luz do olhar de cada criança das diferentes séries em que realizei o referido estágio, levou-me a ouvir e a atender o chamado da Vocação do educar. Fiz o curso de graduação (bacharelado e licenciatura) em Letras Vernáculas na Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ, no período de 1975 a 1978. Também cursei seis semestres (três anos 1979-1981) do curso de Graduação em Filosofia na UFRJ, período em que aprofundei o meu relacionamento de estudo-pesquisa com o educador Emanuel Carneiro Leão, com quem fiz, nesta referida Universidade, uma Pós-Graduação (Especialização lato sensu ) em Filosofia de Martin Heidegger (1979) e outra Pós-Graduação em Literatura integrada à fenomenologia e à filosofia existencialista (1980). No período de 1981 a 1983 fiz o curso de Mestrado em Letras Vernáculas na UFRJ como aluna concursada. Neste mesmo período cursei as disciplinas do Mestrado em Filosofia nesta Universidade, na condição de aluna ouvinte. Tanto no período da graduação quanto da pós-graduação (Especialização e Mestrado) continuei ouvindo e atendendo o chamado da vocação espiritual de educar, dando aulas em diferentes series da Educação Básica (da 5ª a 8ª serie do ensino fundamental e da 1ª a 3ª serie do Ensino Médio). No período de 1984 a 1996 dediquei-me ao estudo da filosofia da Educação tanto de alguns educadores reconhecidos pela academia das faculdades de educação, quanto de alguns educadores que vivem à margem dos cursos de pedagogia e de filosofia. Neste período também fiz cursos de Psicologia Transpessoal, Bioenergética, Psicologia Junguiana, Psicologia Existencial, Psicologia Tibetana, Logoterapia, Pedagogia Waldorf, Pedagogia esotérica, Princípios filosóficos da Física Quântica, Fundamentos filosóficos da Ordem Implícita de David Bohm, entre outros. O início da sublime vivência da maternidade, tanto no período da gravidez quanto no momento do nascimento do meu filho e nos primeiros anos da sua existência, exigiu-me, e continua exigindo-me, assumir a necessidade da compreensão do significado e da função da educação transdisciplinar para o processo do desenvolvimento humano. Em 1997, iniciei o curso de Doutorado em Filosofia da Educação, com um projeto de tese que também objetivava demonstrar que o pensamento filosófico e a compreensão educacional de Jiddu Krishnamurti podem ser reconhecidos como subsídios filosóficos e pedagógicos da educação transdisciplinar para o século XXI. Desde 1983 atuo como docente da Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde desenvolvi e desenvolvo pesquisas e ministro cursos de pós-graduação e extensão sobre a Educação Transdisciplinar e a vivência do autoconhecimento, ou da arte de aprender, no processo de formação e de transformação do educador. Atualmente, além de coordenar e ser docente de curso de pós-graduação, desenvolvo pesquisas sobre “Fundamentos filosóficos e princípios pedagógicos da educação transdisciplinar” “Pedagogia do autoconhecimento na vivência da arte de aprender” e “ Formação pedagógica do educador transdisciplinar” no Centro de Estudos Baianos (CEB/UFBA) e no Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da Faculdade de Educação da UFBA, na linha de pesquisa em Educação Transdisciplinar. Nas 680 páginas da minha Tese de Doutorado, intitulada Sobre uma pedagogia do autoconhecimento: diálogo com algumas concepções pedagógicas de Jiddu Krishnamurti, apresento um estudo a respeito de alguns fundamentos epistemológicos e princípios pedagógicos da ação educativa transdisciplinar, alicerçada e direcionada para a vivência da arte de aprender ou da arte de autoconhecer-se. Um dos resultados do conteúdo dessa tese me permitiu: a) conceber, planejar, coordenar e ser docente do curso de Pós-Graduação Educação transdisciplinar e desenvolvimento humano:a arte de aprender, ministrado na Universidade Federal da Bahia; b) criar as disciplinas Fundamentos filosóficos e princípios pedagógicos da arte de aprender, Pedagogia do autoconhecimento, Educação Transdisciplinar e Desenvolvimento Humano, Fundamentos filosóficos e pedagógicos da educação transdisciplinar, Transdisciplinaridade da arte de aprender, Comunicação dialógica na educação transdisciplinar, Pedagogia da afetividade, ministradas neste referido curso de pós-graduação; c) escrever o livro Educação transdisciplinar e a Arte de Aprender: pedagogia do autoconhecimento para o desenvolvimento humano. |