Como
resultado do seu I Encontro de Educação Transdisciplinar,
a Universidade Federal da Bahia (UFBA), através do Centro de Estudos
Baianos(CEB) e da Faculdade de Educação (FACED), promove
o curso de formação educacional para professores,
coordenadores e diretores pedagógicos da Educação
Básica, do Ensino Superior e de Universidades Corporativas denominado
EDUCAÇÃO TRANSDISCIPLINAR
E A ARTE DE APRENDER, que irá acontecer no período
de 23 de agosto de 2007 a 31 março de 2008, com intervalo de férias
em janeiro 2008, tendo sido aberta uma segunda turma que irá
acontecer no período de 19 de outubro de 2007 a maio de 2008
O conteúdo desse curso está baseado nos capítulos
do livro Educação Transdisciplinar e a Arte de Aprender:
pedagogia do autoconhecimento para o desenvolvimento humano, da
autora Noemi Salgado Soares, que trata das perspectivas educacionais de
Jiddu Krishnamurti e dos princípios da prática
da educação transdisciplinar, alicerçada no exercício
da pedagogia do autoconhecimento e na vivência da arte de aprender.
Sua abordagem é expressão concreta de uma resposta às
orientações que a UNESCO faz a todas as
Instituições de Ensino do Planeta - da Educação
Básica à Educação Superior - de repensarem
os objetivos da educação, criarem novos métodos pedagógicos
e novos processos educativos, capazes de incentivarem a aprendizagem da
vivência do autoconhecimento do educador-aluno-educando e do educador-professor-educando,
juntamente com o processo de aprendizagem da aquisição de
conhecimentos/informações das disciplinas dos currículos
escolares.
Horizonte da Educação Transdisciplinar
“Parece-me que um tipo de moralidade e conduta,
totalmente diferente, e uma ação que se origine da compreensão
de todo o processo da vida, se tornaram uma necessidade urgente em nosso
mundo de crises e problemas cada vez maiores.
Tentamos enfrentar essas questões por meio de métodos políticos
e organizacionais, através de reajustes econômicos e de várias
reformas; mas nenhuma dessas coisas jamais resolverá as complexas
dificuldades da existência humana, embora possam proporcionar alívio
temporário.
Sem compreender toda a complexa natureza humana, simples reformas suscitarão
apenas a exigência confusa de mais reformas. Não há
limite para se reformar; e não há solução
fundamental nessa direção. As revoluções políticas,
econômicas e sociais também não dão a solução
desejada, pois têm produzido terríveis tiranias ou a mera
transferência do poder e da autoridade para as mãos de grupos
diferentes. Tais revoluções não representam, de modo
algum, a saída para a nossa confusão e para o nosso conflito.
Mas há uma revolução totalmente diferente e que precisa
ser levada a cabo para podermos emergir da série infindável
de ansiedades, conflitos e frustrações em que estamos enredados.
Essa revolução precisa começar, não com teoria
e ideação, que acabam por revelar-se inúteis, mas
sim com uma transformação radical na própria mente.
Essa transformação só pode ser realizada por meio
da educação correta” (ou da educação
transdisciplinar).
Jiddu Krishnamurti
Uma Visão Transdisciplinar
“O advento de uma cultura transdisciplinar, que poderá
contribuir para a eliminação das tensões que ameaçam
a vida em nosso planeta, é impossível sem um novo tipo de
educação, que leve em conta todas as dimensões do
ser humano. (...)Neste contexto , a abordagem transdisciplinar, por sua
própria natureza pode ter uma contribuição importante
no advento deste novo tipo de educação. (...) Com efeito,
a educação transdisciplinar, por sua própria natureza,
deve ser exercida não apenas nas instituições de
ensino, do maternal à Universidade, mas também ao longo
de toda a vida e em todos os lugares da vida. ”
Basarab Nicolescu |