Como resultado do seu I Encontro de Educação Transdisciplinar, a Universidade Federal da Bahia (UFBA), através do Centro de Estudos Baianos(CEB) e da Faculdade de Educação (FACED), promove o curso de formação educacional para professores, coordenadores e diretores pedagógicos da Educação Básica, do Ensino Superior e de Universidades Corporativas denominado EDUCAÇÃO TRANSDISCIPLINAR E A ARTE DE APRENDER, que irá acontecer no período de 23 de agosto de 2007 a 31 março de 2008, com intervalo de férias em janeiro 2008, tendo sido aberta uma segunda turma que irá acontecer no período de 19 de outubro de 2007 a maio de 2008

O conteúdo desse curso está baseado nos capítulos do livro Educação Transdisciplinar e a Arte de Aprender: pedagogia do autoconhecimento para o desenvolvimento humano, da autora Noemi Salgado Soares, que trata das perspectivas educacionais de Jiddu Krishnamurti e dos princípios da prática da educação transdisciplinar, alicerçada no exercício da pedagogia do autoconhecimento e na vivência da arte de aprender. Sua abordagem é expressão concreta de uma resposta às orientações que a UNESCO faz a todas as Instituições de Ensino do Planeta - da Educação Básica à Educação Superior - de repensarem os objetivos da educação, criarem novos métodos pedagógicos e novos processos educativos, capazes de incentivarem a aprendizagem da vivência do autoconhecimento do educador-aluno-educando e do educador-professor-educando, juntamente com o processo de aprendizagem da aquisição de conhecimentos/informações das disciplinas dos currículos escolares.

Horizonte da Educação Transdisciplinar

“Parece-me que um tipo de moralidade e conduta, totalmente diferente, e uma ação que se origine da compreensão de todo o processo da vida, se tornaram uma necessidade urgente em nosso mundo de crises e problemas cada vez maiores.

Tentamos enfrentar essas questões por meio de métodos políticos e organizacionais, através de reajustes econômicos e de várias reformas; mas nenhuma dessas coisas jamais resolverá as complexas dificuldades da existência humana, embora possam proporcionar alívio temporário.

Sem compreender toda a complexa natureza humana, simples reformas suscitarão apenas a exigência confusa de mais reformas. Não há limite para se reformar; e não há solução fundamental nessa direção. As revoluções políticas, econômicas e sociais também não dão a solução desejada, pois têm produzido terríveis tiranias ou a mera transferência do poder e da autoridade para as mãos de grupos diferentes. Tais revoluções não representam, de modo algum, a saída para a nossa confusão e para o nosso conflito.
Mas há uma revolução totalmente diferente e que precisa ser levada a cabo para podermos emergir da série infindável de ansiedades, conflitos e frustrações em que estamos enredados. Essa revolução precisa começar, não com teoria e ideação, que acabam por revelar-se inúteis, mas sim com uma transformação radical na própria mente. Essa transformação só pode ser realizada por meio da educação correta” (ou da educação transdisciplinar).

Jiddu Krishnamurti

Uma Visão Transdisciplinar

“O advento de uma cultura transdisciplinar, que poderá contribuir para a eliminação das tensões que ameaçam a vida em nosso planeta, é impossível sem um novo tipo de educação, que leve em conta todas as dimensões do ser humano. (...)Neste contexto , a abordagem transdisciplinar, por sua própria natureza pode ter uma contribuição importante no advento deste novo tipo de educação. (...) Com efeito, a educação transdisciplinar, por sua própria natureza, deve ser exercida não apenas nas instituições de ensino, do maternal à Universidade, mas também ao longo de toda a vida e em todos os lugares da vida. ”

Basarab Nicolescu